Já segue estas 7 tendências de marketing digital?

Fundo azul, a simular uma secretária com um portátil, blocos de nota, agendas, óculos e respetiva caixa, caneta, caneca e um pequeno vaso

O ano de 2019 está a ser marcado por diversas tendências de marketing digital com o potencial de agilizar a transformação digital das empresas portuguesas. Não fique para trás!

Nunca antes as empresas estiveram expostas a mudanças tão rápidas como as que são motivadas pela evolução tecnológica no meio digital. Mas mais importante ainda: nunca antes as oportunidades de negócio se multiplicaram tão rapidamente como atualmente. O comportamento dos consumidores vai acompanhando estas novas tendências.

Quem não quiser ficar para trás terá de correr uma maratona muito competitiva, que exige uma atualização constante. Sendo assim, recordamos-lhe algumas tendências de marketing digital a que pode e deve estar atento e até adaptar ao seu negócio.

Influenciadores: o parceiro certo para aumentar vendas

Estaríamos a exagerar se afirmássemos que os influenciadores estão a mudar o mundo? Não nos parece que seja exagero, pelo menos se falarmos do mundo digital.

Quem acompanha a evolução do meio percebe facilmente o peso que têm vindo a conquistar. Além disso, alguns chegam a ter milhões de seguidores, altamente engajados, tendo sobre eles alto poder de influência.

Do mais local ao mais global dos influenciadores, a verdade é que se transformaram num poço de oportunidades para as marcas. E as marcas num poço de rendimentos para os influenciadores.

São figuras públicas, celebridades ou talvez não. Aliás, talvez sejam as pessoas mais comuns que possa imaginar, de todas as idades e com experiências de vida distintas.

O marketing de influência transformou-se numa das mais poderosas ferramentas de marketing. Porquê? Os influenciadores digitais fazem recomendações sobre produtos e/ ou serviços, descrevem experiências de consumo, identificam vantagens… Sempre primeira pessoa.

E qual o resultado? As mensagens transmitidas acabam por ganhar mais peso e relevância junto dos consumidores, dado o seu elevado poder de influência. E parece não haver dúvidas relativamente à sua eficácia, assumindo-se como uma das tendências para este ano.

Vídeo marketing é uma das principais tendências de marketing digital

Se ainda não se rendeu ao poder do vídeo, está definitivamente na hora de o integrar na sua estratégia. As razões para o fazer não podiam ser mais claras:

» Os consumidores preferem vídeo em detrimento de imagem;
» Os conteúdos em vídeo contribuem para um aumento da taxa de conversão e, portanto, para o crescimento das vendas;
» A visualização de vídeos aumenta a confiança dos consumidores no ato de compra;
» Os conteúdos em vídeo aumentam o tempo de permanência dos utilizadores nos sites e, além disso, o número de páginas visitadas;
» Os motores de pesquisa adoram vídeo;
» A disponibilização de conteúdos em vídeo aumenta a propensão de partilha de informação por parte dos utilizadores.

Convencido? Desengane-se se acha que é necessário um orçamento hercúleo para começar a fazer conteúdos em vídeo. Com as ferramentas de que hoje dispomos, com bom gosto e algumas competências, já é possível entrar nesta corrida.

Mais importante ainda: quando falamos em vídeo, falamos também em diretos. Assim sendo, entrevistas, demonstrações, lançamento de produtos, tutoriais… Vale tudo desde que o conteúdo seja relevante para os seus potenciais clientes ou seguidores.

E com a popularidade dos vídeos a crescer, cresce também a importância do Youtube SEO, como uma das tendências de marketing digital. Se quer que o tráfego orgânico do seu canal comece a ter bons resultados, então o ideal é começar já a preocupar-se com este tema.

Inteligência artificial simplifica relação com o cliente

A Inteligência Artifical (IA) já nos permite assegurar interações que anteriormente eram asseguradas pelo homem. Não se admire se afirmarmos que os trabalhos mais simples acabarão por ser controlados através de Inteligência Artificial.

Aliás, de acordo com a Salesforce, mais de 50 % dos marketeers já estão a usar IA. Quase 30 % planeia incorporá-la nas estratégias de marketing digital das empresas.

Há alguns anos, a Gartner já previa que, em 2020, 85% das interações de clientes com marcas iriam dispensar a intervenção de uma pessoa. A introdução da IA realiza-se a diversos níveis, embora com estádios de desenvolvimento distintos:

» ChatbotS;
» Webdesign;
» UX – User experience;
» Pesquisas;
» Publicidade digital;
» E-mail Marketing;
» Sugestões de conteúdos;
» Criação de conteúdos: como a Articoolo ou a Wordsmith.

Basta fazer uma simples navegação por alguns sites para verificarmos que a automação de interações com clientes veio para ficar.

Chatbots são uma das tendências obrigatórias

Os chatbots são uma das estrelas em ascensão. A palavra bot vem da palavra em inglês “robot”. Na prática, é um software que permite automatizar procedimentos, habitualmente repetitivos.

Os bots do Messenger do Facebook para Negócios podem atualmente ajudá-lo a otimizar o relacionamento com utilizadores e clientes, mediante técnicas de automatização.

Os bots permitem, de uma forma eficaz, responder a perguntas simples que os seus utilizadores tipicamente fazem e, ao mesmo tempo, definir perguntas automáticas.

Temos consciência que não permitem fazer chat pelo menos ao mesmo nível que um humano faz. No entanto, acabam por contribuir para se poupar muito tempo na resposta a perguntas mais habituais. além disso, o recurso aos bots agrega outras vantagens:

» Alcançar uma audiência mais direcionada;
» Criar de listas de subscritores;
» Substituir o e-mail marketing por bots (há quem os designe de e-mail marketing 2.0);
» Qualificar leads;
» Reduzir custos;
» Mais económico criar um bot no Facebook do que criar uma aplicação móvel.

Os bots podem ser particularmente úteis para ajudar os clientes a diversos níveis, tais como compras de produtos online, na reserva de bilhetes para eventos, no esclarecimento de dúvidas sobre produtos e serviços, e muito mais.

Agarre esta tendência: pesquisa visual online, resultados mais eficazes

A pesquisa visual é um recurso que abre um sem número de oportunidades para as empresas, designadamente em termos da experiência do utilizador.

Para fazer uma pesquisa visual basta fazer o upload de uma imagem e, desta forma, obter resultados de pesquisa mais eficientes.

Há empresas que não deixaram escapar as oportunidades deste recurso. O Google Lens, por exemplo, é uma aplicação que lhe permite fazer pesquisas visuais. Tire fotografia de um teatro, loja, restaurante, faça o upload da fotografia e obtenha toda a informação sobre o objeto da foto.

A aplicação da Asos permite igualmente aos utilizadores fazer o upload de uma fotografia de uma peça de roupa ou acessório que desejam. A aplicação pesquisa entre os milhares de produtos de que dispõe na sua loja de modo a responder às necessidades do utilizador.

Também não ficamos indiferentes face à funcionalidade do Lens do Pinterest. Use uma fotografia para fazer uma pesquisa e obtenha resultados relacionados com o motivo da fotografia, sugestões, dicas e muito mais.

Pesquisa de voz simplifica experiência dos utilizadores

O algoritmo do Google vai sendo otimizado ao longo do tempo e uma das atualizações, realizada em 2013, designada de “Hummingbird Update”, teve como objetivo melhorar a compreensão semântica das buscas.

Perante o aumento de acesso à internet através de smartphone, as pesquisas de áudio popularizaram-se. Além disso, também a tecnologia de comandos de voz assistiu a desenvolvimentos que estão a revolucionar a vida das pessoas.

Isto resultou numa evolução caracterizada pela maior relevância da intenção e do contexto das pesquisas, dando a Google mais importância à semântica do conteúdo. O resultado foi maior eficiência nas pesquisas de voz.

Por isso, gestores de marketing digital, estejam alerta! Os vossos sites e blogues estão otimizados para procuras de voz? As vossas páginas e posts, mais do que otimizadas para a pesquisa de determinadas palavras–chave, resolvem efetivamente o problema das pessoas?

Para começar a otimizar conteúdos para pesquisas de voz pode usar uma ferramenta particularmente útil – Answer the Public. Por outro lado, há algumas estratégias que lhe vão permitir otimizar o seu site para este tipo de pesquisas:

» Escrever de forma estruturada os seus conteúdos;
» Otimizar o site para featured snippets;
» Ter um site ou blog responsivo para mobile;
» Ter o seu negócio registado no Google Meu Negócio;
» Criar páginas ou posts que respondam às perguntas mais frequentes dos utilizadores.

Stories nas Redes Sociais

O sucesso dos Stories nas redes sociais e, em particular no Instagram, é atualmente incontestável. Haverá alguma marca ou alguém que se atreva a afirmar que não é importante publicar Stories?

O Instagram já veio declarar que o sucesso dos Stories contribui para que os utilizadores permançam mais tempo na plataforma e repitam a visita a um perfil que publica Stories.

A tendência iniciou-se no Snapchat, estendeu-se ao Instagram, já está implementada no Facebook e até o Youtube já possui já lançou os “Reels”. Aventure-se e partilhe com os seus seguidores rotinas do dia-a-dia, momentos descontraídos e reais de interação das suas equipas, sobre o desenvolvimento dos seus produtos e serviços…

Conclusão

Investir nestas sete tendências de marketing digital pode ser um desafio, especialmente em empresas com menor capacidade de implementação de novas estratégias, recursos humanos e financeiros mais limitados. Avalie o perfil dos seus clientes, os seus objetivos de negócio e invista nas que terão o potencial de gerar resultados com mais impacto.

Imagem com uma ilustração de uma rapariga com cara de dúvida e pensativa e a mão na cabeça, duas páginas de um site de cada lado da ilustração em fundo azul claro.

Precisa de um parceiro que esteja ao seu lado para fazer crescer o seu negócio no digital?

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